quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Quais são as modalidades do volei

Modalidades
Outras modalidades Atletismo Badminton Basquete Beisebol Boliche Boxe Canoagem Ciclismo Esgrima Esportes Aquáticos Esqui Aquático Futebol Futsal Ginástica Handebol Hipismo Hóquei sobre Grama Judô Karatê Levantamento de Peso Lutas Patinação Pentatlo Moderno Remo Softbol Squash Taekwondo Tênis Tênis de Mesa Tiro Esportivo Tiro com Arco Triatlo Vela Vôlei Vôlei de praia
Vôlei
1ª aparição nos Jogos:
1955
Assim como o basquete, o vôlei é um esporte que tem sua origem bem determinada. Foi em 1895 que o professor Wlliam G. Forman criou a modalidade, então conhecida como "minonette", com regras um pouco diferentes das atuais.
O vôlei é disputado por duas equipes de seis atletas, separadas por uma rede por cima da qual a bola deve passar na disputa dos pontos. Cada jogo é uma melhor-de-cinco sets. Os quatro primeiros vão a 25 pontos (a menos que haja empate em 24, quando a disputa é prorrogada até que um time abra vantagem de dois pontos) e o último vai a 15 (valendo a mesmo regra em caso de empate em 14 pontos).
Para conseguir um ponto, uma equipe tem de fazer com que a bola caia no campo adversário, dispondo de um máximo de três toques, além do contato do bloqueio, para consegui-lo. Atualmente, os atletas podem usar quaisquer partes do corpo para tocar na bola, mas não podem agarrar ou conduzir a bola. Um jogador não pode dar dois toques consecutivos na bola, exceção feita apenas para a ação do bloqueio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário